TRATAMENTO

MICOSES

Micoses

Existem, aproximadamente, 100 tipos diferentes de fungos causadores de micoses, essas infecções de pele que podem ser confundidas com alergias ou até com hanseníase. Os fungos alimentam-se de gordura ou queratina e se desnvolvem quando encontram ambiente propício, com umidade e calor, ou quando a imunidade da pessoa está baixa. As micoses aparecem em locais variados, conforme o tipo de fungo que se desenvolve. Podem aparecer nos pés, o que é mais comum, nas mãos, barba, cabeça e até nas virilhas. As mais comuns e que causam incômodo e estética feia, são as micoses dos pés, aschamadas frieiras, ou pé-de-atleta, que podem, inclusive, ocasionar a entrada de bactérias ao corpo.

Tratamentos para micoses nos pés em Cubatão
Tratamentos para micoses nos pés em Cubatão

Como podem ser tratados?

Normalmente a forma e aparência das lesões já as identificam, mas há casos em que o diagnóstico é feito com coleta e análise de material. Geralmente o tratamento é longo e pode apenas ser feito com aplicação de cremes e pomadas específicas no local, ou, em casos complexos, com uso de remédios orais. Se a micose não for tratada, poderá resultar em bolhas ou rachaduras e desencadear uma infecção bacteriana. Aplicar preparações por conta própria, sem uma orientação médica pode causar piora das lesões. É importante manter o uso de medicamento pelo tempo prescrito. Mesmo que sua pele já apresente um aspecto melhor, a infecção pode permanecer por mais algum tempo e até mesmo reaparecer.

Prevenção

Lave diariamente seus pés e seque-os bem, especialmente entre os dedos; Evite usar sapatos apertados e no verão dê preferência às sandálias; Use sandálias ou chinelos sempre que utilizar chuveiros públicos; Use sapatos que deixem o seu pé respirar. Prefira os sapatos de couro. Evite os de vinil ou plástico; Use meias de algodão e troque-as diariamente ou sempre que estiverem úmidas. Não use meias de materiais sintéticos; Coloque talco anti-fúngico dentro de seus sapatos durante o verão; Coloque os sapatos úmidos no sol a fim de evitar o crescimento de fungos.